sábado, 28 de janeiro de 2017

Kyon #17: O trabalho de postar um capítulo

Olá, pessoas! Kyon was back!
Então, como foram de ano novo? E esse início de ano? Pois é, primeiro post meu aqui neste ano e umas perguntas clichês dessas em quase fevereiro. Desculpe!
E sim, hoje vamos mais sobre a parte escritora da Anelise e este assunto também é um pouco relacionado a mim também.
Vocês querem realmente saber o quanto dá trabalho postar um simples capítulo? Pois é, hoje vou contar isto para vocês.
Primeiro as etapas da Anelise e depois as minhas, mas deixando claro que as minhas são bem menores. Bora lá!
Anelise tem dois tipos de processo para postar um capítulo, o primeiro, usando como exemplo o famoso e citado por ela como a história principal do momento: O Diário da Escrava Amada. (Aqui também entra os livros mais antigos, mas sem a parte da revisão e postagem.)
1- Pensa no plot e do exatamente vai acontecer neste capítulo, sendo que isso já está programado sempre uns capítulos a frente;
2- Pegar as folhas de fichário e escrever o capítulo em si, o que pode levar de um dia ou dois a até uma semana, dependendo da disposição e inspiração;
3- Abri o word e digitar o capítulo todo, revisando-o também;
4- Mandar para o beta-reader, que é o namorado dela mesmo (antes até tinha uma outra pessoa, mas ela não pode mais fazer);
5- Dar uma última olhada no capítulo, conferindo a revisão;
6- Ai sim, postá-lo.

Foto de um capítulo manuscrito de O Diário da Escrava Amada

E no segundo caso, que pode ser usado como exemplo algum conto ou até as histórias que atualmente estão em hiatus:
1- Pensar no plot e deixar em forma de tópicos no arquivo do word;
2- Escrever o capítulo (e parando muitas vezes por conta de distrações);
3- Revisar o capítulo ou o manda para alguém revisar;
4- Dá uma última olhada e posta.

E quanto a mim? Bem, é até bem parecido com a segunda, para não dizer igual.
O que eu quero dizer com esse post afinal? É que dá trabalho de escrever um capítulo e postá-lo, sendo que tem mais coisas a conciliar. Colocar um capítulo no ar não é algo simples, envolve sangue, suor, lágrimas e calos, muitos calos.
Madrugadas e aulas usadas em prol da literatura e dos leitores. (Tá, exagerei nessa parte.)
E tem um problema nisso tudo: a falta de feedback. Acontece bastante. Mas, isso é assunto para um outro dia. Se vocês quiserem, faço! Ou melhor, farei de qualquer forma mesmo. haha

Foto de capítulo digitado de O Diário da Escrava Amada

E Anelise já falou sobre esse assunto num vídeo bem antigo para o Contos Anê. E que também tem muitas das coisas que falei aqui.

E então, vocês autores que visitam aqui, quais são as etapas que fazem para postar um capítulo?
E apenas leitores, vocês sabiam que dava trabalho assim?
Fico no aguardo dos comentários de vocês. Até a próxima!
Beijos do Kyon!

Um comentário:

Tamara Mansur disse...

Oláá! Tudo bem?
Também sou escritora e uma coisa que chamou minha atenção foi que você escreve o capítulo primeiro a mão! Eu coloco tudo no computador logo. Ate tenho um caderno para escrever as ideias que tiver em locais que não dá para usar o computador. E não tinha leitor beta, escrevia só para mim mesma e guardava a sete chaves.. Hoje tenho alguns amigos e envio em partes, geralmente de dois em dois capítulos ^^
beeijo

http://lecaferouge.blogspot.com.br/