sábado, 17 de março de 2012

Let's Learn Japanese?


Não reparem a foto aleatória!
Como toda otome que se preze, os animes me ensinam um básico de Japonês. E decidi passar o meu humilde conhecimento a frente.
São algumas expressões básicas, mas que sinceramente ficam bem mais legais do que misturar com inglês. Eu prefiro minha fala nipo-brasileira. Essa foi boa!
Vou colocar em Romaji, que é maneira com as nossas letras. Então, sem Kanji, Hiragana e Katakana.
E na seguinte ordem: 1° cumprimentos/expressões, 2° alguns xingamentos e 3° palavras aleatórias.
Cumprimentos:
Ohayou / Ohayou gozaimasu: Bom dia!
Konnichiwa: Boa tarde! / Olá!
Kombawa: Boa noite! (Quando está chegando)
Oyasumi: Boa noite! (Quando está indo embora)
Arigatou / Domo: Obrigado!
Domo arigatou / Arigatou gozaimasu: Muito obrigado!
Hajimemashite: Prazer em te conhecer!
Hontou nii?: É verdade? / É mesmo?
Nani? / Nanto? / Nante?: O que? / Quê?
Summimasen: Com licença!
Ja ne / Sayonara : Tchau! / Adeus! /Até logo!
Alguns xingamentos:
Kuso: Droga / Merda
Baka: Idiota / Burro
Hentai: Pervertido
Palavras aleatórias:
Yuki: Neve
Yuuki: Coragem
Hikari: Luz
Tsuki: Lua
Ai: Amor
Hito: Pessoa
Kujira: Baleia (Essa é podre!)
Watashi / Boku: Eu (Tem diferença de uso se for homem ou mulher.)
Bem, é isso que eu sei!
Espero que Ane-sensei tenha dado uma boa aula pra vocês!

Nenhum comentário: